top of page

Acne

A acne se desenvolve quando um poro fica obstruído pelo excesso de sebo e de células cutâneas mortas. Se o poro ficar parcialmente obstruído, mas a via até a superfície da pele permanecer aberta, a superfície escura do sebo seco é chamada um cravo. Todavia, se a via até a superfície da pele estiver bloqueada, o poro fica infeccionado e inflamado, o que resulta em uma protuberância vermelha, inchada e cheia de pus chamada uma espinha. Infecções mais profundas e mais sérias podem resultar em nódulos duros sob a superfície da pele chamados cistos.

Pessoas de qualquer idade podem apresentar acne e a maioria das pessoas tem acne em algum momento da vida. Frequentemente, a acne ocorre durante a puberdade e em conjunto com o ciclo menstrual da mulher devido a um aumento na produção de hormônios.

A acne leve pode ser controlada simplesmente lavando a pele com sabonete suave e usando uma medicação tópica que reduz a oleosidade. Todavia, se a acne for consistentemente grande e dolorosa ou tiver produzido cicatrizes, deve ser iniciado o tratamento com dermatologista.

 

Existem várias escalas para classificar a gravidade da acne. Por exemplo, esta pode ser dividida em:

Tipos de psoríase

Acne comedónica: é a forma mais ligeira de acne, com comedões abertos (pontos negros) e comedões fechados (pontos brancos). São lesões não inflamatórias e que geralmente não causam cicatrizes.

Acne pápulo-pustulosa leve a moderada: começam a surgir algumas borbulhas, com ou sem pus (pápulas e pústulas). Comedões abertos e fechados (pontos negros e pontos brancos) habitualmente estão também presentes.

Acne pápulo-pustulosa grave, acne nodular moderada: inflamação significativa da pele, com múltiplas pápulas e pústulas (borbulhas com ou sem pus). Podem surgir cicatrizes, sobretudo se as borbulhas forem espremidas. Na acne nodular moderada observam-se alguns nódulos, geralmente com >1 cm de diâmetro, e que podem ser dolorosos.

Acne nodular grave, acne conglobata: aumento do número de nódulos e da severidade da apresentação clínica. A acne conglobata é uma forma grave de acne nodular que ocorre sobretudo em jovens do sexo masculino e na qual podem surgir lesões de grandes dimensões, com drenagem espontânea de pus, bem como fístulas (ligações entre dois nódulos) e cicatrizes significativas.

Tratamento

O tratamento da acne deve ser iniciado o mais precocemente possível, de modo a evitar cicatrizes, que são muitas vezes difíceis de corrigir. 

 

As opções terapêuticas incluem:

  • Tratamentos tópicos (em creme, gel ou pomada), como os retinóides, antibióticos, peróxido de benzoilo, ácido azelaico ou ácido salicílico.

  • Medicamentos orais (comprimidos), como a isotretinoína e alguns antibióticos.

  • Contracetivos orais e outros tratamentos que atuam em nível hormonal.

  • Tratamento com laserterapia.

 

Muitos dos tratamentos disponíveis podem apresentar efeitos secundários e, por isso, é importante que seja o dermatologista a definir a opção mais adequada para cada caso.

Endereços
Clínica Movimento

Rua Espírito Santo, 411E

Nossa Senhora de Fátima, Comodoro/MT

Clínica CDI

Av. Sabino Bezerra de Queiroz, 4770

Jardim Eldorado, Vilhena/RO

Agende a consulta
(65) 99283-7816 (WhatsApp)

© Dra. Nathália Chiochetta Sebben Dermatologia e Tricologia CRM MT 8915 CRM RO 7002

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page