Eflúvio telógeno: Queda de cabelo
O Eflúvio Telógeno é o aumento da queda diária dos fios, de forma difusa, que geralmente ocorre após algum evento desencadeante, como por exemplo: cirurgias, internações, doenças que cursam com febre, uso de algumas medicações, anemia, deficiência de algumas vitaminas, pós-parto, stress intenso, dietas muito restritivas, perda de peso intensa e rápida, entre outros.
Geralmente, quem percebe a queda excessiva de cabelos são as pessoas cujo cabelo é longo, superior a 2 centímetros de distância da cabeça. Outro método para identificar se a queda está ocorrendo de forma anormal é comparar fotos de períodos diferentes, como três meses, seis meses, ou um ano.
Calvície e alopecia são a mesma coisa?
Não necessariamente. A calvície (alopecia androgenética) é um tipo de de alopecia. No entanto, outras doenças como alopecia areata, líquen plano pilar, alopecia fibrosante frontal, dentre outras, também são tipos de alopecia e necessitam de tratamentos diferentes.
Se notar qualquer alteração no couro cabeludo ou nos cabelos, procure sempre um médico dermatologista.
Recomendações
Não use produtos milagrosos, nem medicamentos por conta própria – pode haver efeitos adversos sérios. Procure um dermatologista ao notar que:
– Os cabelos estão caindo mais depressa e em maior quantidade nos últimos meses, ou caem em tufos.
– O couro cabeludo está vermelho, coça muito ou arde.
– A oleosidade está muito acima do normal.
– Os sinais de caspa aparecem nas roupas e nos fios.
Tratamento
Para saber qual o tratamento mais indicado para cada caso, é necessária uma avaliação do dermatologista. Ele fará uma análise dos cabelos e do couro cabeludo do paciente para determinar em quais razões os folículos estão se fechando, e se está havendo um enfraquecimento dos fios.
A tricoscopia é o exame que analisa o couro cabeludo com um aparelho específico. Após esta avaliação, será definida a estratégia de tratamento que deve ser realizada para interromper a queda dos cabelos e estimular o nascimento de novos fios. O paciente também poderá utilizar produtos de uso tópico e medicação via oral, se necessário.