Calvície masculina e feminina
A alopecia ou calvície é a rarefação da quantidade de fios, quando os fios se tornam visivelmente menos numerosos.
A calvície é uma condição que afeta mais os homens, pois a queda dos cabelos está diretamente associada à presença dos hormônios sexuais masculinos, de modo especial à presença da testosterona. As mulheres também produzem esse hormônio, mas em quantidade bem pequena. Por isso, entre elas, os casos de calvície são mais raros e, quando ocorrem, a perda é menos drástica.
A calvície é caracterizada por uma alteração no ciclo do cabelo, levando à miniaturização progressiva dos fios, fazendo com que os fios de cabelo nasçam cada vez mais finos, curtos e menos pigmentados.
A mulher não costuma ficar careca, porém, os fios afinam e ficam mais distantes uns dos outros. A redução da densidade costuma acontecer na região da coroa. Já nos homens, é mais comum haver áreas sem fios, principalmente no topo atrás (vértex), o aumento das conhecidas entradas e a preservação dos fios na região posterior. Para ambos existe tratamento, que deve ser feito a vida inteira.
Tratamento
O tratamento pode ser feito com medicações orais (de tomar) e/ou tópicas (de passar no couro cabeludo), e com associação de procedimentos (como a ledterapia, a mesoterapia e o MMP). Outra opção de tratamento é o transplante capilar, reservado para estágios mais avançados.
O tratamento para qualquer tipo de calvície deve ser indicado e acompanhado por um dermatologista.